Técnico X Tecnólogo
Quando os estudantes estão em busca de uma habilitação profissional, uma das constantes dúvidas são entre o curso técnico e o curso tecnólogo.
Ambos formam o estudante para determinada profissão. Mas a principal diferença entre essas modalidades de cursos de formação, é o nível de escolaridade em que o estudante pode ingressar na área de sua escolha.
O Tecnólogo é considerado curso superior, o estudante precisa ter concluído o Ensino Médio e, para ingressar. é necessário prestar um processo seletivo, como vestibular, SISU, PROUNI ou ter feito Enem, entre outros.
Já o Técnico é considerado de nível médio e destinado aos estudantes que tenham ou estejam cursando o Ensino Médio, conta com diferentes tipos de requisito de formação como:
Subsequente: para quem já concluiu o ensino médio e deseja fazer uma formação específica para entrar no mercado de trabalho.
Concomitante: por quem já concluiu a primeira série do ensino médio. O aluno faz dois cursos ao mesmo tempo, em uma mesma instituição ou em instituições diferentes, cumprindo jornada dupla de aulas: um curso com as disciplinas normais do ensino médio e outro com as disciplinas do curso técnico.
Integrado: prepara o aluno para uma profissão ao mesmo tempo em que cumpre a carga horária de disciplinas do ensino médio.
Formação Inicial e Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional: cursos técnicos de curta duração, voltados para trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda.
Ainda, os Técnicos são oferecidos em Institutos Federais de Educação, Escolas Técnicas e Instituições do Sistema S, e os Tecnólogos são oferecidos em faculdades, universidades e centros universitários.
São modalidades que permitem ingressar rapidamente no mercado de trabalho, com boas taxas de empregabilidade e que estão em alta, cada vez mais procurados por pessoas de todas as idades.
Outro diferencial entre as formações é a duração, no Técnico é mais rápida e pode variar entre um ano e três anos, já no Tecnólogo varia entre dois anos e quatro anos até a formação do estudante.
O Técnico tem o objetivo de capacitar o aluno com conhecimento teórico e prático em diversas atividades do setor produtivo, e após a formação o técnico te proporciona a especialização técnica em diversas áreas, que vale como uma pós graduação.
A formação técnica permite ocupar cargos específicos com salários altos, uma ótima opção para quem quer começar a trabalhar em determinada área ou reingressar no mercado de trabalho, e sair do Ensino Médio já qualificado.
Pretende fazer um curso Técnico ou Tecnólogo?
Consulte os cursos Técnicos disponíveis em nosso site, voltados para diversas áreas, como saúde, gestão e negócio, recursos naturais, controle e processos industriais, e segurança.
Autor
Anna Paula Eing
Aluno