O QUE PRECISA SABER PARA SER UM AUXILIAR DE CRECHE?

É importante que a formação do profissional auxiliar de creche seja feita com o compromisso ético e de qualidade na educação infantil, sendo o foco o desenvolvimento pedagógico, a mediação e a postura, visando oportunizar magia e encantamento no trabalho a ser desenvolvido com a criança.  

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 
Notamos quão intensa se mostra a necessidade de preparar cidadãos para o enfrentamento da vida. Contudo, ainda há muitas outras formas de fazer com que tal intenção realmente se torne materializada, bastando para isso o interesse de querer aprender e procurar se especializar, tornando-se um educador.  

A educação infantil teve, ao longo da história, vários significados com valores culturais relacionados ao pensamento e modelo da sociedade de cada época. Havendo vários documentos ao longo da história para nortear as diretrizes que a educação infantil (creche) deve promover.

É claro, o educador sempre deve buscar a integração entre o cuidar e educar como compromisso construído junto com a criança, tendo em vista que ela é a protagonista de seu conhecimento!!!


PERFIL DO AUXILIAR DE CRECHE
Todo o profissional, tanto o professor e auxiliar de creche, ao atuar no processo educativo deve ser responsável em contribuir para o melhor andamento das atividades com eficácia no exercício da docência. Potencializando uma formação apropriada e de forma positiva, visando transmitir um aprendizado com excelência e despertando para uma aprendizagem significativa. 

O auxiliar de creche é o profissional que tem como objetivo auxiliar o professor com a confecção dos materiais pedagógicos, preservando e cuidando, da mesma forma que deve encaminhar as atividades relacionados à higiene e educação, auxiliar as crianças nas refeições e na limpeza de equipamentos e brinquedos, assim como participar de todas as atividades propostas, orientando o trabalho pedagógico e pensando na formação integral da criança.

Algumas atribuições fundamentais do auxiliar de creche ao trabalhar com crianças na Educação Infantil:
- Ter responsabilidade;
- Ter comprometimento;
- Ter ética;
- Ter flexibilidade a situações;
- Ser proativa (o);
- Ser criativa (o);
- Ser carinhosa (o);
- Gostar de crianças;
- Trabalhar seu tom de voz para falar adequadamente com as crianças;
- Ter agilidade e bom preparo físico;
- Ser amável e firme ao mesmo tempo;
- Ter muita educação com todos;
- Saber falar e utilizar um vocabulário adequado com as crianças;
- Conhecer o desenvolvimento e as fases da criança;
- Estar aprimorando seus conhecimentos e se atualizando constantemente.

NA PRÁTICA
A creche vem promover um atendimento com qualidade para complementar as ações da família e nunca as substituir!

O cuidar e educar devem ser indissociáveis, ambos têm um papel fundamental que contribuem para a educação infantil na construção do desenvolvimento das potencialidades ligadas às habilidades. É o princípio do direito e proteção integral da criança, na creche trabalhamos juntos o cuidado físico, que deve acontecer simultaneamente, promovendo as experiências significativas através das histórias, brincadeiras e estimulações.

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é incentivar e estimular o conhecer: o profissional promove a ação, faz acontecer a educação criando um momento riquíssimo para a criança, aprimorando o senso crítico através do lúdico e de estimulações, orientando as aptidões e, por isso, se faz necessário construir um vínculo afetivo mediado pelo cuidar e educar com muito amor envolvido.

As crianças gostam de jogos, brincadeiras e atividades que desafiem a explorar, tocar e experimentar conhecer coisas novas, cada novidade é como um desafio e, para que possa atingir sucesso, se faz necessário o planejamento de cada momento que ofereça proteção e segurança na interação e a socialização da turma.

NOSSO CURSO
No curso Auxiliar de Creche oferecido pela Marvintec temos toda a construção dos assuntos elencados acima e, ainda, um complemento: fornecemos a oportunidade de assistir na prática sobre os primeiros socorros. Ressaltando a importância da leitura para aprimorar e fundamentar a prática educativa!

 “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (FREIRE, 1996)

 

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

WhatsApp

(54) 99920-5361

(49) 98843-6931

  • Matriz Sananduva - RS: Av. Salzano da Cunha nº 939 - Sala 805 - 8º andar

  • Polo Campos Novos - SC: R. Coronel Farrapo esquina com Danúzia Bess, nº 434, Edifício Majestic - 2º andar

Siga-nos