Dia Nacional do Livro

04 indicações de leitura que vão abrir teus horizontes!

Hoje é o dia Nacional do Livro e, por isso, trago a seguinte indagação: por que ler?

Os benefícios da leitura são inúmeros: promove a saúde mental, reduz o estresse, aumenta tanto o conhecimento geral como a empatia, expande o vocabulário e a capacidade de memorização, assim como desenvolve o foco e a concentração. É imprescindível, pois também constrói um pensamento analítico mais forte, desenvolve a imaginação e melhora as habilidades de escrita e interpretação!

Para demonstrar na prática o quanto a leitura é importante e desenvolve nosso intelecto, trouxe alguns livros que me fizeram crescer como pessoa, me ajudando a desenvolver um olhar crítico e abrir minha mente para outros pontos de vista:

1) Toda Poesia

Livro escrito por Paulo Leminski, publicado em 2013 e possui 424 páginas. Toda Poesia é a coletânea completa das poesias que fogem dos clássicos. Cada página te faz viajar pelos sentimentos que perpassam cada poesia.

Deparamos com temas sobre os mais diversos sentimentos, assuntos que permeiam nosso dia a dia. Leminski inventou uma maneira própria de se expressar, utiliza trocadilhos, brincadeiras e ditados populares para facilitar, de forma mais interessante, que o leitor entenda o significado por trás das palavras.

Incenso fosse música:
isso de querer
ser exatamente aquilo
que a gente é
ainda vai
nos levar além

 

2) A Ilha

Livro escrito por Aldous Huxley, publicado em 1962 e possui 399 páginas.

Esse é um livro que trata sobre a prisão que acabamos construindo pra nós mesmos. O autor, Huxley, nos conta a história de um povo que conseguiu achar outra saída, tendo a consciência de que a nossa inteligência evolutiva não precisa ser um fardo e tampouco fonte de sofrimento constante.

Bastaria que eu soubesse quem de fato sou para que deixasse de agir como o que penso que sou; e se eu parasse de me comportar como quem penso que sou, eu certamente seria quem sou.

Nesse livro é contado a história de Will Farnaby e sua libertação espiritual e filosófica em Pala. Pala é um refúgio paralelo a um cenário bipolar durante a Guerra Fria.

Will viaja o mundo como repórter, é assim que ele acaba naufragando próximo a ilha de Pala, onde na manhã seguinte é resgatado pelos nativos. Ainda traumatizado com a experiência de se ver rodeado de animais selvagens em um lugar desconhecido e com uma das pernas quebrada, Will passa por um tratamento psicológico que até então desconhecia.

Conforme o envolvimento de Will com os nativos se torna mais íntimo, começa a absorver os conceitos apresentados a ele, descobrindo assim uma sociedade quase utópica que mantém sua estrutura baseada na fusão entre o conhecimento científico Ocidental e a Espiritualidade Oriental.

Ao longo do livro há discussões interessantíssimas sobre Ciência, Religião, Filosofia, Sexo, Hipnose e Psicologia, em que o autor nos apresenta um Estado Ideal. Nesse livro, Huxley levanta questionamentos que nos fazem pensar sobre como encaramos nossa vida, o mundo ao nosso redor e a existência em si.

Nem infernos terrestres, nem promessas vazias de paraíso cristão ou comunista no século XXII. Apenas homens e mulheres e seus filhos tentando fazer o melhor do aqui e agora, em vez de viverem alheios, como a maioria de vocês o faz, noutro tempo e lugar, em algum universo imaginário simplório. E isso realmente não é culpa de vocês. Vocês são praticamente compelidos a viver dessa forma porque o presente é pura frustração. E é assim porque vocês nunca souberam superar o abismo entre teoria e prática [...].

3) 1984

Livro escrito por George Orwell, publicado em 1949 e com 414 páginas. É narrado em terceira pessoa trazendo a história de Winston no ano de 1984, em Londres, pertencente à Oceânia, superpotência controlada pelo Partido, um governo totalitário comandado por seu líder e símbolo, o Grande Irmão.

Além da Oceânia, há duas outras superpotências, a Eurásia e a Lestásia, que ficam constantemente em guerras entre si.

O protagonista, vive pressionado a aceitar o sistema vigente, porém, acaba por se rebelar contra ele. Ao conhecer e apaixonar-se por Julia, ambos partem em uma revolta secreta contra o Partido, unidos pelo amor entre si e pelo desejo de liberdade.

O livro se trata sobre a maneira de como o Partido consegue influenciar e manipular a mente dos indivíduos que garantem poder a ele. 1984 não é apenas uma crítica aos governos totalitários, mas, principalmente, um alerta sobre a corrupção e revolta do homem.

Orwell descreveu uma sociedade futurística um tanto quanto temida. Hoje sua obra ainda continua atual no que diz respeito aos perigos sofridos pelo homem quando suas maiores fraquezas são expostas e quando há o desejo do poder aliado a crueldade da humanidade.

Mas... e se seu objetivo não fosse permanecer vivo, e sim permanecer humano? Que diferença isso faria no fim? Eles não tinham como alterar seus sentimentos: aliás, nem mesmo você conseguiria alterá-los, mesmo que quisesse. Podiam arrancar de você até o último detalhe de tudo que você já tivesse feito, dito ou pensado; mas aquilo que estava no fundo de seu coração, misterioso até para você, isso permaneceria inexpugnável.

 

4) Colecionador de Pedras

Escrito por Sergio Vaz, publicado em 2013 e contém 174 páginas. Sergio Vaz é autor brasileiro da atualidade que admiro muito, vem da periferia de São Paulo. Seu estilo é diferente das poesias clássicas, ele é poeta das ruas. Nesse livro está uma coletânea de vários poemas e poesias que escreveu.

A CERCA

Deus criou o homem
e o homem criou os muros.
Cercou a casa e as varandas
pelos quatro cantos do mundo.
Cercou o tempo,
o passado
o presente
e o futuro.
Cercou o espaço,
os sonhos
a mente
e os pássaros.
Cercou a árvore
que nos dá o fruto,
a sombra
e a penumbra.
Cercou as matas
arou a terra
plantou o trigo
e cercou o pão.

Foi preciso cercar outro homem.

-----

POESIA NÃO SE EXPLICA

OU VOCÊ ENTENDE

OU SE IDENTIFICA.

 

Feliz dia do livro, queridos leitores. E ótima leitura a todos!

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

WhatsApp

(54) 99920-5361

(49) 98843-6931

  • Matriz Sananduva - RS: Av. Salzano da Cunha nº 939 - Sala 805 - 8º andar

  • Polo Campos Novos - SC: R. Coronel Farrapo nº 764 - Sala 08 - 2º andar

Siga-nos