04 DICAS PARA CONCURSEIROS

Sabia que a preparação antes de realmente iniciar os estudos é tão essencial quanto o próprio estudo?!

Já não é muito fácil decidir qual carreira seguir, agora aprender a ter foco e disciplina nos estudos parece quase impossível, não é?

Mas fique tranquilo (a), se você realmente quer seguir a carreira pública, nós vamos te ajudar com isso. Pois sabemos que ao iniciar a trajetória de estudos é preciso ter em mente que há diversas maneiras de estudar, por isso, preparamos 4 dicas para que você consiga ter um norte de como começar a estudar!!

- Metas, objetivos e foco

O principal é decidir qual cargo almeja, isto é, estabeleça qual o seu maior objetivo a longo prazo para só então estipular metas mais específicas ao longo do caminho. Essas metas menores são essenciais para a eficácia dos estudos durante todo o período, pois dão sensação de estar cada vez mais perto do objetivo final. Devem ser metas realísticas e condizentes com a sua rotina, pois vale muito mais poucas horas bem aproveitadas do que um dia todo enfrentando dificuldades de concentração.

Um bom caminho para iniciar é estipular um cronograma por semana, determinando qual assunto e quanto tempo por dia naquela semana. Dentro disso, começar a programar metas menores e diárias, como, por exemplo, assistir uma vídeoaula de algum assunto no dia e/ou resolver tantos exercícios de fixação.

Outro ponto importante é fixar o local de estudos para um que tenha tranquilidade e que facilite a sua concentração. Fica muito mais difícil estudar em um lugar movimentado e cheio de distrações do que em uma biblioteca ou cômodo em sua casa que tenha apenas você e teu material de apoio!

- Plano de estudos

Iniciar os estudos pode parecer uma tarefa complicada, mas a chave para essa etapa é a organização. Antes de iniciar os estudos em si, é mais importante entender o que será estudado e como organizar as matérias por ordem de relevância no edital, assim como separar as que você tiver maior grau de dificuldade. Para isso, você deverá reservar um tempo específico destinado a separar todas as matérias que irá estudar. Mapas mentais podem ser grandes aliados na hora de se organizar e/ou montar um cronograma de estudos.

É de extrema importância que você entenda cada coisa que estará estudando, entretanto, isso será feito em duas fases. Primeiro organize quais as matérias que você pode começar a estudar antes de sair o edital. Foque nessas matérias comuns a todos os cursos, as que você consegue começar antes de sair o edital, quais sejam: português, matemática básica, direito administrativo e direito constitucional. Dispenda, digamos, 10% do seu tempo para separar os conteúdos de cada uma dessas matérias e programe conforme a sua rotina diária.

Já para a segunda etapa é preciso conhecer os conteúdos específicos do concurso, para só então fazer o mesmo processo de separação e organização dos assuntos. Lembre-se, é necessário que, ao sair o edital, você o leia com extrema atenção várias vezes! Para que não perca nenhum detalhe importante que possa te fazer perder a sua chance antes mesmo da prova!

- Fazer resumo dos conteúdos

Uma outra maneira de fixar os conteúdos é fazer algumas anotações ao longo do estudo. Palavras chaves com pequenas explicações que posteriormente te ajudarão a relembrar sempre que você der uma revisada! Mas lembre-se não adianta fazer um resumo que depois não te auxiliará a relembrar, assim, faça um resumo de estudos eficiente. Trouxe aqui algumas dicas para torná-los eficientes na hora de revisar para o concurso:

·   Utilize tópicos autoexplicativos;

·   Pode fazer pequenos resumos sobre cada assunto;

·  Mapas mentais: são ótimos para você ter uma noção geral dos conteúdos, utilizando de palavras e/ou frases curtas;

·  Use cores diferentes para as anotações, ao destacar determinadas palavras fica mais fácil lembrar posteriormente o assunto.

É claro que cada pessoa é diferente e cada um encontra a sua própria maneira de estudar e memorizar. Portanto, é essencial que você descubra qual maneira fica mais fácil para absorver o conteúdo estudado!

- Refazer as provas anteriores do concurso escolhido e conhecer a banca da prova

Sabe aquela frase “a prática leva a perfeição”? Pois então, é de suma importância ler e entender os conteúdos teóricos, mas se não os pôr em prática fica muito mais difícil de realmente entende-los. É por isso que nossa 4ª dica está voltada para os exercícios! Ao resolver provas anteriores do concurso a sua escolha, você estará colocando em prática todo aquele conteúdo armazenado e, assim, o fixando ainda mais. Sem contar que desenvolverá maior agilidade em responde-los, o que é imprescindível na hora da prova.

Da mesma forma, estudar a banca que vai aplicar a prova (ler as questões que ela já aplicou) é importante para entender qual é o estilo dos aplicadores, quais assuntos são os mais cobrados e como estar preparado para tal estilo.

E é claro, além de todas essas dicas, tem que ter um material extra de apoio para guiá-lo, com professores auxiliando de forma online você nessa trajetória da sua vida. Caso ainda esteja em dúvida de qual concurso seguir ou, ainda, se já quer começar seguir nossa dica nº 2 e estudar antes mesmo de sair o edital, aproveita e dá uma olhada no nosso Curso Preparatório para Concursos e fique seguro quanto a aprovação no cargo dos sonhos!

Compartilhe esta notícia

Nenhum comentário

Deixe seu comentário

 
 
 

Contato

WhatsApp

(54) 99920-5361

(49) 98843-6931

  • Matriz Sananduva - RS: Av. Salzano da Cunha nº 939 - Sala 805 - 8º andar

  • Polo Campos Novos - SC: R. Coronel Farrapo nº 764 - Sala 08 - 2º andar

Siga-nos